Obras comerciais requerem um tipo de construção, um conjunto comercial tem movimento de segunda a domingo das 10h às 22h, e não pode parar, por isso temos que pensar no planejamento de forma que não imponha nenhum transtorno aos milhares de frequentadores diarios.

 

A Execução de uma obra ou reformas em lojas de diferentes dimensões precisa ser feito enquanto a cidade dorme, de madrugada, Shoppings em funcionamento só permitem construção e reforma no período das 22h às 8h da manhã. com raras exceções.

Essa regra serve para preservar os clientes de incomodos, como rúidos excessivos, pó, movimentação de pessoal de obra e maquinário. representando grande desafio ao responsável da obra. No planejamento é preciso ter controle de logistica preciso, na entrega e na quantidade de materiais e na disponibilidade de ferramental necessário.

Se faltar material no meio da madrugada, por exemplo as chances de encontrar um estabelecimento 24 hs são remotas, Se perder uma noite de trabalho se transforma num problema sério, pois, quanddo se trata de um cronograa enxuto para atender uma loja de shopping.

Geralmente uma obra comercial ou reforma é executada em periodo de até  40 dias, Neste prazo enxuto a construtora precisa: começar e terminar a demolição, executar a estrutura metalica, instalar a infra elétrica, ar- condicionado, rede de sprinkler e detectores, instalar luminarias, o CFTV, se houver informática agregada na estrutura, realizar todos os serviços de engenharia civil , gesso, pintura, marcenaria, arremates e identificação visual da loja.

Para que tudo isso seja realizado e concluído em cerca de um mês, é preciso um controle rígido sobre cada etapa, ter um trabalho focado na produtividade e, sempre, contar com uma equipe motivada e, sobretudo, comprometida com o prazo do cliente.

Uma gerenciadora de obras deve, ainda, ter uma visão de trabalho atenta a possíveis obstáculos no meio do caminho. Como, por exemplo, ter uma rede de parceiros que possibilite a substituição imediata de um profissional que fique doente ao longo do processo – sem comprometer o padrão de qualidade que o dono da loja tanto merece.

Os responsáveis pela obra também devem saber trabalhar bem com materiais que evitem a propagação de um incêndio. Como no caso dos pisos vinílicos, que têm resistência antichamas. E, quanto à instalação da rede de sprinkler, a administração do shopping exige que a empresa faça testes antes da entrega da loja, para certificar-se de que a pressurização da rede está correta e seus clientes estarão seguros.

O Prazo é fundamental!  Outro grande desafio na execução desse tipo de obra é certamente o prazo. E essa é uma das grandes vantagens de quem contrata uma construtora com experiência nesse tipo de obra em vez de apostar suas fichas no trabalho de diversos empreiteiros, o ideal é uma empresa que coordene todas as disciplinas e etapas do seu projeto. Quando se trata de loja em shopping, o cronograma é muito rígido, inflexível, e qualquer atraso  poderá implicar grandes transtornos não apenas para o lojista, mas também para o próprio shopping.

O ponto comercial ou shopping que vai ser inaugurado numa determinada data, a administração ou o dono não vai querer de jeito nenhum, que na abertura ainda haja ainda lojas fechadas com tapumes. Isso vai contra toda a imagem de sofisticação e beleza que o shopping almeja transmitir, alem de ser visualmente impactante ao consumidor. Por isso, o shopping elabora um contrato com a marca dona da loja que poderá prevê multa por dia de atraso na abertura. 

A cada dia em que a loja permanece fechada é um dia em que a loja não fatura. E isso pode ser prejudicial  para o  planejamento financeiro da marca. No entanto para o lojista, as inconveniências de um atraso na obra vão muito além do pagamento da multa. Afinal, ele faz todo um planejamento e uma preparação voltados para o dia marcado. A sua equipe que envolve profissionais de marketing, acessoria de impreensa, alem de familiares e amigos, está programada para começar naquele dia, é possível que o mailing list de clientes da marca já tenha sido comunicado da data inicialmente prevista – pode ser até que haja uma festa de inauguração, com fornecedores, bebidas e bufet contratado.

Por tudo isso, o cronograma tem de ser seguido à risca desde o primeiro dia – para não haver um estrangulamento de diversos trabalhos na fase final das obras. O planejamento de cada etapa com antecedencia, ainda antes do início da obra, é fundamental e fará toda a diferença no cumprimento do prazo final consequentemente na qualidade do serviço executado.

Gerenciar e executar obras de lojas em shopping ou lojas comerciais é imensamente gratificante por uma série de motivos. Sentimos que uma parcela do sucesso daquela marca tem um dedo da  empresa, além do orgulho de sermos convidados a transformar projetos em realidade no ambiente vip de um shopping center ou comercio. Mas, para que essa sensação de trabalho bem feito seja 100%, é necessário encarar os desafios inerentes com expertise e comprometimento. Saber atuar dentro das regras do shopping, ou  comercio com vias com acesso restrito, coordenando toda a logistica e profissionais da obra para que no fim converja no bem-estar ao conforto e à satisfação do seu